quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Grupos de tomate para mesa


O
 tomate (Solanum lycopersicum) é uma planta da família das Solanáceas, que tem seu centro de origem na América do Sul (do Norte do Chile ao Sul da Colômbia). Porém, foi domesticada no México, sendo os Maias seus primeiros produtores. A partir daí, o tomate foi disseminado para os Astecas e outros povos pré-colombianos. 

O melhoramento genético ocorreu durante séculos, mas foi nas últimas décadas que foram, e vêm sendo, selecionados cultivares e híbridos que se prestam as mais diversas condições de plantio, resistência a doenças e pragas, ao gosto do consumidor, e apresentam altas produtividades.

Existem dois grupos de tomate: para indústria e para mesa. Para o consumo in natura (mesa), as cultivares são divididas nos quatro grupos apresentados a seguir:

Cereja

São variedades de frutos pequenos (Figura 1), que, nos últimos anos, têm obtido grande crescimento no consumo. Alguns híbridos que representam este grupo são: Sweet Gold, Red Sugar e Zamir.
Figura 1. Tomates do grupo cereja. Fonte: Revista Globo Rural

Italiano

Os frutos são compridos, saborosos e possuem coloração intensa.  No mercado, o tomate do grupo italiano, geralmente, é mais valorizado que o do grupo Santa Cruz. Um híbrido deste grupo que é bastante encontrado é o Andrea.
Figura 2. Tomates do grupo Italiano. Fonte: GNT

Salada

As variedades deste grupo são graúdas, pluriloculares (quatro ou mais lóculos), e possuem um formato achatado. Alguns representantes deste grupo são: BRS Portinari, Gisele, Aliança e Carmem. 
Figura 3. Tomates Carmem. Fonte: Foodnews

Santa Cruz

Os frutos do grupo Santa Cruz possuem formato oblongo (comprimento maior que a largura), sendo bi ou triloculares. As variedades deste grupo estão entre as mais consumidas, devido, principalmente, ao preço mais baixo na comparação com outras. O híbrido mais conhecido é o Débora.
Figura 4. Tomate do grupo Santa Cruz. 


Referências


BRASIL. A cultura do tomate. Embrapa Hortaliças. Disponível em: https://www.embrapa.br/hortalicas/tomate-de-mesa/cultivares2. Acesso em: 25 dez. 2018.

MELLO, S. C. Cultivo de tomate de mesa. ESALQ/USP. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3601166/mod_resource/content/1/TOMATE%201.pdf. Acesso em: 26 dez. 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário