segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Lagarta-do-maracujazeiro, como controlá-la?


A
 lagarta-do-maracujazeiro ou lagarta-das-folhas (Dione juno juno) é uma espécie de inseto pertencente à ordem Lepidóptera  que pode atacar diversas plantas cultivadas, tais como a soja, o milho, o algodão, o arroz, o trigo etc., porém, é no maracujá (Passiflora spp.) que esta lagarta é considerada uma praga-chave. A desfolha causada pelo inseto (Figura 1) ocasiona redução de crescimento e de produção do maracujazeiro, pois ocorre diminuição da área fotossinteticamente ativa e, consequentemente, menor quantidade de carboidrato é produzido; ademais, ataques sucessivos podem causar a morte das plantas. Visto isto, é de suma importância o acompanhamento das plantas de maracujá, a fim de detectar os sintomas (desfolha) no início do ataque e tomar medidas de controle tempestivamente.
Figura 1. Folha de maracujá com sintomas de ataque de Dione juno juno
As borboletas depositam de 70 a 140 ovos de coloração amarela na face inferior da folha (Figura 2); ao eclodirem, as lagartas passam por até cinco estágios no período de 19 a 27 dias.  As lagartas possuem coloração escura, com comprimento máximo de 30 mm, seus corpos são recobertos por “espinhos” e os indivíduos possuem hábito gregário (Figura 3).  Após a metamorfose, os indivíduos tornam-se adultos que medem de 50 a 70 mm de envergadura e possuem asas de coloração alaranjada com detalhes em preto (Figura 4).
Figura 2. Ovos de Dione juno juno.
Figura 3. Lagarta-do-maracujazeiro
Figura 4. Adulto de Dione juno juno
Além dos danos causados nas folhas pela alimentação, as lagartas podem raspar a casca dos ramos do maracujazeiro, originando feridas que podem se tornar porta de entrada para doenças.  O período seco favorece a ocorrência da praga.

Para o controle da praga, recomenda-se em cultivos pequenos a catação manual dos ovos e lagartinhas - não causa queimaduras -; já em cultivos mais extensivos é recomendada a utilização de inseticidas registrados para o maracujá e que tenham ação de contato, baixo poder residual (para não afetar a colheita) e sejam seletivos, não prejudicando os inimigos naturais e agentes polinizadores. No site do Agrofit é possível encontrar uma lista de produtos comerciais registrados para a cultura; aconselha-se, ainda, o acompanhamento das instruções contidas na bula para que se tenha uma aplicação mais eficiente, por exemplo, tem-se que: para não prejudicar a mamangava (Xylocopa spp.), polinizador do qual o maracujazeiro é altamente dependente, deve-se realizar a aplicação de produtos antes da abertura das flores, que, geralmente, ocorre a partir do meio-dia. Além dos inseticidas químicos, os biológicos (Bt e Baculovírus) têm se mostrado eficientes no controle.

Tabela 1. Lista de inseticidas registrados para o controle da Lagarta-do-maracujazeiro.
Produto
Ingrediente ativo
Subgrupo químico
Grupo químico
Antrimo
Teflubenzurom
Benzoilureias
Inibidores da biossíntese de quitina, tipo 0, Lepidoptera
Cartap BR 500
Cloridrato de cartape
Análogos da nereistoxina
Bloqueadores dos canais dos receptores nicotínicos da acetilcolina
Kaiso 250 CS
Lambda-cialotrina
Piretroide
Moduladores de canais de sódio

Kalontra
Teflubenzurom
Benzoilureias
Inibidores da biossíntese de quitina, tipo 0, Lepidoptera
Nomolt 150
Teflubenzurom
Benzoilureias
Inibidores da biossíntese de quitina, tipo 0, Lepidoptera
Pirate
Clorfenapir
Clorfenapir
Desacopladores da fosforilação oxidativa via disrupção do gradiente de próton
Rumo WG
Indoxacarb
Indoxacarb
Bloqueadores de canais de sódio dependentes da voltagem
Thiobel 500
Cloridrato de cartape
Análogos de nereistoxina
Bloqueadores de canais dos receptores nicotínicos da acetilcolina
Thuricide
Bacillus thuringiensis
Bt
Disruptores microbianos da membrana do mesêntero
Fonte: Agrofit & IRAC-BR

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AGROFIT. Disponível em: http://agrofit.agricultura.gov.br. Acesso em: 01 de out. 2018.
CLASSIFICAÇÃO DO MODO DE AÇÃO DE INSETICIDAS. Disponível em: www.irac-br.org. Acesso em: 01 de out. 2018.

DE MOURA, M, F et al. SELETIVIDADE DE INSETICIDAS A TRÊS VESPIDAE PREDADORES DE DIONE JUNO JUNO (LEPIDOPTERA: HELICONIDAE). Disponível em: https://ainfo.cnptia. embrapa.br/ digital/bitstream/AI-SEDE/16798/1/pab98_121.pdf. Acesso em: 01 de out. 2018.

DIONE JUNO. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dione_juno. Acesso em: 01 de out. 2018.

LAGARTA DO MARACUJAZEIRO. Disponível em: https://www.agrolink.com.br/problemas/ lagarta-do-maracujazeiro_443.html. Acesso em: 01 de out. 2018.

MANEJO DE PRAGAS. Disponível em: http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/ territorio_mata_sul_pernambucana/arvore/CONT000gztrwiyx02wx7ha0aadhmpmvu12la.html. Acesso em: 01 de out. 2018.


Nenhum comentário:

Postar um comentário